Professores e Coordenadores

A equipe do Projeto Vou Ser Delta é composta por Delegados de Polícia Federal e Civil, Magistrados Federais, advogados e especialistas em suas respectivas disciplinas. Conheça abaixo a equipe do curso preparatório que irá te acompanhar durante a jornada até a carreira de Delegado.


Marcelo Borsio  – Direito Tributário e Previdenciário – Delegado de Polícia Federal

Delegado da Polícia Federal. Possui graduação em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenze, é mestre e doutor em Direito Previdenciário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Pós-Doutor em Direito da Seguridade Social pela Universidade Complutense de Madrid. Autor de algumas obras no tema, palestrante pelo país, professor e coordenador da Pós-Graduação de Direito Previdenciário e da Prática Previdenciária, na Rede LFG/Uniderp. Coordenador Científico do Projeto Vou Ser Delta.

 


Felipe Leal – Direito Penal e LESP – Delegado de Polícia Federal

Graduado em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (2003), mestrado em Direito Ambiental e Políticas Públicas pela Universidade Federal do Amapá (2012) e Doutorando em Ciências Jurídico-Criminais nas Universidades de Porto e de Coimbra, em Portugal (2017-2021). Ingressou na Polícia Federal em 2005, como Papiloscopista Policial Federal, adquirindo experiência na área pericial, e, desde 2006, é Delegado de Polícia Federal, tendo já chefiado Delegacias Especializadas na Repressão ao Tráfico de Drogas/PA (2006-2007), na Repressão aos Crimes Ambientais/AP (2008-2010) e na Repressão a Crimes Financeiros/PB (2011 -2012), bem como atuou como Chefe do Núcleo de Inteligência em Pernambuco (2013-2014). Após, foi designado como membro do Grupo de Inquéritos da Operação Lava Jato junto ao Supremo Tribunal Federal e ao Superior Tribunal de Justiça (2015-2016), sendo convidado a assumir a Divisão de Contrainteligência da Polícia Federal em Brasília (2016-2017). Na docência, é um dos responsáveis pela formação profissional de novos policiais, com a elaboração de Caderno Didático para a Academia Nacional de Polícia (ANP). Já elaborou Manuais de Investigações para autoridades policiais. Tutor da Disciplina Criminologia em Cursos de Aperfeiçoamento Profissional da ANP. Professor em Faculdades de Direito e em curso de pós-graduação da ANP. Coordenador Pedagógico da Escola Nacional de Delegados de Polícia Federal da ADPF.


Adriano Barbosa – Processo Penal e LESP – Delegado de Polícia Federal

Delegado de Polícia Federal, Master of Science pela Naval Postgraduate School (NPS), CA, EUA, em Relações Internacionais, título acadêmico revalidado pela Universidade de Brasília (UnB), Professor de Direito Penal e Direito Processual Penal para Cursos Preparatórios para Concursos Públicos, Professor convidado do Núcleo de Estudos sobre Violência (NEVIS) da Universidade de Brasília (UnB) no Curso de Pós-graduação em Gestão da Segurança Pública para a Disciplina Inteligência Policial, Professor voluntário da Faculdade de Direito (FD) da Universidade de Brasília (UnB) no Curso de Graduação em Direito para a Disciplina Polícia Judiciária e Investigação Criminal, Professor titular da Escola Superior de Polícia da Polícia Federal para os Cursos de Pós-graduação em Ciências Policiais para as Disciplinas Gestão de Investigação Criminal e Terrorismo Internacional, Escritor, Articulista e membro da Comissão Editorial da Revista Brasileira de Ciências Policiais, ISSN 2178-0013 e da Revista de Segurança Pública e Cidadania, ISSN 1983-1927.


Flávio Daher – Direito Penal e LESP – Delegado de Polícia Federal

Delegado de Polícia Federal lotado na DELEFIN/SR/DPF/DF, Mestre em Direito Constitucional e Doutorando em Direito Penal. Professor de Cursos Preparatórios e Pós Graduação em todo Brasil. Palestrante do IBCCRIM.

 

 


Gustavo Souza – Delegado de Polícia Federal

Mestre em Políticas Públicas. Professor de Direito Penal e Direito Processual Penal. Instrutor da Academia Nacional de Polícia. Foi Advogado, Agente de Polícia Federal e Delegado de Polícia Civil na Paraíba. É Delegado de Polícia Federal desde 2006.

 

 


Fabiano Emídio de Lucena – Delegado de Polícia Federal 

Delegado de Polícia Federal. Mestre em Direito Econômico pela UFPB, com extensão pela Universidade da Columbia Britânica, Vancouver, Canadá. Especialista em Processo Penal pelo Centro Universitário de Brasília. Professor da Academia Nacional de Polícia, do Instituto de Educação Superior da Paraíba – IESP, e da Escola Superior da Magistratura/PB.

 


Helano Medeiros Lima – Delegado de Polícia Federal

Delegado de Polícia Federal, chefe da Delegacia de Controle de Serviços e Produtos em Palmas/TO. Especialista em Direito Público e em Direito Privado pela Universidade Federal do Piauí – UFPI em parceria com a Escola Superior da Magistratura do Estado do Piauí – ESMEPI (2009-2010). Pós-graduando em Estado de Direito e Combate à Corrupção pela ESMAT – Escola da Magistratura do Tocantins em parceria com a UFT – Universidade Federal do Tocantins. Bacharel em Direito pela Universidade Estadual do Piauí – UESPI (2004-2008); Professor da Universidade Estadual do Tocantins e ex-professor de várias faculdades. Professor do curso EaDelta e de vários cursos preparatórios para concursos públicos. Ex-Agente de Polícia Civil do Piauí (2009) e ex-Escrivão de Polícia Federal (2010-2014).


Rodrigo Mendes Cerqueira – Juiz Federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região

Juiz Federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Foi Procurador Autárquico e Fundacional do Estado do Pará. Foi Advogado da Petrobras S.A e Assessor Jurídico do Ministério Público Federal. Já ministrou aulas na Universidade Petrobras (Rio de Janeiro), na Escola de Governo do Estado do Pará. Foi provado nos concursos de: Advogado da União; Analista do tribunal de Justiça do Estado do Pará; Oficial de Justiça do TRT da 8ª Região; Analista do MPU; Técnico de Registro Especializado-Direito da Junta Comercial do Estado do Pará.

 


Sebastião José de Assis Neto  – Direito Civil – Juiz do Tribunal de Justiça de Goiás

Juiz de direito da 3ª Vara Cível da Comarca de Goiânia, Graduação: Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás – UFG (1996), Pós-graduação lato sensu: Direito Civil – UFG (1998), Pós-graduação stricto sensu: Mestrado em Direito Agrário – UFG (2005), Faculdade de Direito – UniEvangélica (desde agosto/2000) – graduação e especialização, Escola Superior da Magistratura (desde agosto/2005), Faculdade de Direito – UNIVERSO (desde agosto/2006) – especialização, Faculdade de Direito – Anhanguera (desde 2008) – graduação e especialização, Faculdade de Direito – PUC/Goiânia (desde agosto/2011) – graduação.

 


Rodrigo Vaslin – Juiz federal do TRF 1ª Região. Pós graduando em Processo Civil. Aprovado nos concursos de Técnico do TRF1 e TRT3; Analista do TJDFT e do TJMMG; Defensor Público de MG; Defensor Público da União; Promotor de Justiça Adjunto do MPDFT; Procurador do Estado do Mato Grosso.

 

 

 


Erick Blatt – Delegado de Polícia Federal desde 2006. Agente da Polícia Civil do DF de 2002 a 2006. Advogado nas áreas cível e tributária de 1999 a 2002. Formado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especialista em Políticas de Segurança Pública e Direitos Humanos pela Universidade Federal do Mato Grosso. Pós-graduado em Direito Penal Econômico e Criminalidade Organizada pela Universidad de Castilla-La Mancha – Espanha. Pós-graduado em Direito Penal e Processo Penal pela Universidade Católica Dom Bosco. Mestre em Direito Penal – Universidad Castilla-la Mancha e Doutor em direito internacional pela mesma Universidade. Atualmente é Coordenador do Grupo de Repressão aos Crimes Cibernéticos da Superintendência de Polícia Federal no Rio de Janeiro, já tendo sido Chefe da Delegacia de Defesa Institucional, de Crimes Financeiros e da Delegacia de Imigração na Superintendência de Polícia Federal no Mato Grosso, além de Representante Regional da INTERPOL naquele Estado. Atuou ainda na Corregedoria da PF no Rio de Janeiro e no combate à pedofilia na DELINST/SR/PF/RJ Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal, Processual Penal e Administrativo.


Márcio Alberto Gomes – Delegado de Polícia Federal

Delegado de Polícia Federal; Professor da Faculdade Pio X; Professor do CICLO/CERS Aracaju; Professor do Supremo; Professor da Escola Nacional dos Delegados de Polícia Federal – EaDelta; Palestrante; Mestrando em Direito Público na UFS; Especialista em Ciências Criminais pela UNAMA/UVB; Especialista em Inteligência Policial pela Escola Superior de Polícia da ANP/DPF; Autor do livro “Prática Penal para Delegado de Polícia”, publicado pela Editora JusPodivm em 2017; Autor do livro “Inquérito Policial – Uma análise jurídica e prática da fase pré-processual”, publicado pela editora Millennium em 2012 (segunda edição em 2014 e terceira edição em 2016); Autor do livro “Organizações Criminosas – Uma Análise Jurídica e Pragmática da Lei 12.850/13”, publicado pela editora Lumen Juris em 2014 (segunda edição em 2017); Coautor do livro “Busca e Apreensão – Doutrina e prática”, publicado pela editora Mallet em 2017; Ex-Defensor Público do Estado de Alagoas; Ex-Delegado da Polícia Civil de Sergipe; Ex-Escrivão de Polícia Civil de Sergipe; Ex-Professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS); Ex-Professor da Faculdade de Aracaju (FACAR) e Ex-Professor da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE).


Ruchester Marreiros Barbosa –  Direito Penal e LESP – Delegado de Polícia Civil/RJ

Delegado da Polícia Civil do Rio de Janeiro, doutorando em Direitos Humanos na UNLZ (Argentina), professor da: EMERJ; Escola Nacional de Polícia Judiciária/DF; graduação e pós-graduação em Direito Penal, Processo Penal e Penal Ambiental da UNESA; Portal F3; Pós-graduação da FACTOPAR/Paraná; SESEG/RJ; FAEPOL; CURSO CEI; PROAB e ENADE da UNESA; coautor de obras jurídicas; colunista do Conjur e Canal Ciências Criminais; Membro da AIDP e LEAP.

 


Wallace França – Policial Legislativo do Senado Federal

Policial Legislativo do Senado Federal, ex-delegado de polícia do Mato Grosso do Sul, ex-agente penitenciário federal, ex-cadete aviador da Aeronáutica, Pós graduado em segurança pública, professor de direito penal, processo penal e legislação extravagante na área de concursos públicos há mais de 05 anos, possui as seguintes aprovações:  Escola Preparatória de Cadetes do Ar – EPCAR (2003), Colégio Naval – Escola de preparação de oficiais da Marinha do Brasil (2003), Escola Preparatória de Cadetes do Exército – Especex (2005), Bronze na Olimpíada Mineira de Matemática (2006), Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar de Minas Gerais – CFOPMMG (2008), Polícia Rodoviária Federal – PRF (2008), Técnico de Registro da Junta Comercial do Rio de Janeiro – Jucerja (2008), Técnico Administrativo do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE (2008), Agente Penitenciário Federal – Depen (2009), 1ª fase de Delegado de Minas Gerais (2011), Policial Legislativo do Senado Federal (2012), Delegado de Polícia do Mato Grosso do Sul (2013), Delegado de Polícia do Paraná (2013). Promotor de Justiça – MPGO – 1ª fase (2016).


Weslei Machado – Direito Eleitoral – Promotor de Estado do Amazonas

Promotor de Justiça no Ministério Público do Estado do Amazonas, Promotor Eleitoral na Zona Eleitoral de Coari/AM, foi Analista Judiciário – Área Judiciária do TSE e Assessor de Desembargador no TJDFT; Especialista em Direito Constitucional – IDP; Professor de diversos Cursos Preparatórios para concursos em Brasília; Professor e Assessor do Curso de Direito da Universidade Católica de Brasília; Professor de Direito Eleitoral do Curso ATAME e do IDP.

 

 


Adriane Sousa – Estatuto da Criança e do Adolescente – Servidora do TJDFT

É Analista Judiciária do TJDFT, formada em Direito e Letras-Inglês, pós-graduada em Direito Público, ministra aulas de ECA e Lei de Organização Judiciária.

 

 

 


Rebecca Guimarães – Atualidades  – Socióloga e Antropóloga 

Bacharel em Sociologia e Antropologia pela Universidade de Brasília (UnB). Pós-graduada em Docência do Ensino Superior (UniCeub). Pós-graduanda em Relações Internacionais com ênfase em comércio exterior (UniCeub). Mais de 15 anos de experiência em escolas de ensino médio, pré-vestibulares e preparatórios para concursos públicos. Leciona: Atualidades, Ética e Sociologia.

 

 


Norberto Mazai – Filósofia do Direito, Sociologia Jurídica e Humanísticas –  Filósofo

Graduado em Filosofia pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA). Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e Doutor em Educação pela Universidade de Brasília (UNB). Professor do Curso de Ciências Jurídicas do Centro Universitário – IESB. Professor da Graduação e Pós-Graduação do Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP. Professor da Escola Superior da Advocacia do DF (ESA-OAB). Coordenador e professor de Filosofia /Sociologia no Centro Educacional Leonardo da Vinci – DF. Membro do corpo editorial da Revista de Doutrina e Jurisprudência – RDJ – do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios-TJDFT. Colaborador da Rádio e TV Justiça. Conferencista. Pesquisador.

 


Claiton Natal – Língua Portuguesa –  Licenciado em Letras

Bacharel e licenciado em Língua Portuguesa, é conhecido principalmente por ser especialista em provas para concursos públicos. Já lecionou em escolas, cursos pré-vestibulares e faculdades. Atualmente, atua em preparatórios para concursos públicos e ministra cursos e palestras em empresas, órgãos públicos e faculdades.

 

 


Tereza Cavalcanti – Interpretação de Texto – Licenciada em Letras

Professora de língua portuguesa desde 1984. Formada pela Universidade de Brasília em 1986 (Letras – Português), com especialização em Literatura Brasileira pela mesma instituição e em Docência para Ensino Superior pelo IESB. Trabalhou em educação regular (ensino médio e superior) e em cursos preparatórios para vestibular durante vinte e cinco anos. Há vinte anos, dedica-se à preparação para concurso público, ministrando aulas de gramática, interpretação de texto, redação oficial e redação discursiva. Aprovada em diversos concursos (Secretaria de Educação, Tribunal de Justiça do Distrito Federal, Colégio Militar, Correios, IF-DF, Supremo Tribunal Federal, Superior Tribunal Militar), encontrou nas aulas para concurso sua verdadeira vocação e tem-se dedicado exclusivamente a essa área há dez anos.


Josimar Padilha – Raciocínio Lógico – Servidor Público do DF

Professor do Gran Cursos Online. Ministra aulas presenciais, telepresenciais e online de Matemática Básica , Raciocínio Lógico, Matemática Financeira e Estatística para processos seletivos em concursos públicos estaduais e federais; Professor de Matemática e Raciocínio Lógico em várias faculdades do Distrito Federal. Servidor Público há mais de 20 anos. Autor de diversas obras. Palestrante.

 

 


Jeferson Bogo – Informática – Policial Militar

Bacharel em sistemas de informação pela UPIS – Faculdade de Tecnologia do Distrito Federal. Experiente, ministra aulas de informática para concursos públicos desde 2001. Possuidor de excelente didática, o professor Jeferson Bogo consegue com dinamismo responder ao desafio que o ensino da informática exige. Utiliza o método de aplicação dos conteúdos com base teórica e resolução de questões de provas anteriores.

 

 


Luíz Ungaretti Godoy – Delegado de Polícia Federal – Doutorando em Processo Penal e Mestre em Direito Penal pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Professor Titular da Academia Nacional de Polícia do Departamento de Polícia Federal; Professor da pós-graduação da COGEAE/PUC/SP e da Escola Paulista de Direito; Professor licenciado da graduação da Fundação Armando Álvares Penteado; Autor de livro e de artigos publicados em revistas e jornais.

 

 

 


Sérgio Bautzer – Leis Especiais Penais – Delegado de Polícia Civil/DF

Sérgio BautzerDelegado da Polícia Civil do Distrito Federal. Bacharel em Direito, Professor de Legislação Especial e Direito Processual Penal, Professor de cursos preparatórios, graduação e pós-graduação.

 

 

 


Carlos Eduardo Palhares – Medicina Legal e Criminalistica – Perito Criminal Federal

Carlos Eduardo Palhares MachadoÉ Doutor em Ciências, área de concentração Patologia/Medicina Legal, pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP), com linhas de pesquisa na área de Antropologia Facial. É Mestre em Ciências da Saúde e Graduado em Odontologia pela Universidade de Brasília (UnB). É especialista em Odontologia Legal e em Prótese Dentária. Atualmente, é PERITO CRIMINAL FEDERAL da Área de Odontologia Forense, lotado no Instituto Nacional de Criminalística – Brasília, onde coordena o Grupo de Identificação de Vítimas de Desastres da Polícia Federal e desenvolve atividades e projetos ligados ao campo da Identificação/Comparação Facial e Antropologia Forense. É presidente do Comitê Permanente e do Grupo de Coordenação em Identificação de Vítimas de Desastres da INTERPOL (INTERPOL DVI Standing Committee e DVI Steering Group) 2014-2016. Faz parte da equipe de professores da Academia Nacional de Polícia e de diversos cursos de Especialização em Odontologia Legal. É palestrante nacional e internacional no tema Identificação de Vítimas de Desastres.


Leonardo Aquino –  Direito Empresarial – Advogado

Leonardo AquinoMestre em Direito. Pós-Graduado em Direito Empresarial. Pós-graduado em Ciências Jurídico Empresariais. Pós-graduado em Ciências Jurídico Processuais. Especialização em Docência do Ensino Superior. Autor na área jurídica, colunista e articulistas em diversas revistas nacionais e internacionais. Autor dos Livros: (1) Curso de Direito Empresarial: Teoria geral e direito societário; (2) Legislação aplicável à Engenharia; (3) Propriedade Industrial. Conferencista. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Empresarial. Colaborador na Rádio Justiça. Membro da Comissão de Direito Empresarial da OAB/DF. Presidente da Comissão Nacional de Direito Empresarial da ABA. Professor do Uniceub, do Unieuro e da Escola Superior de Advocacia ESA/DF. Advogado.

 


Patrícia Dreyer – Código de Defesa do Consumidor – Advogada

Patrícia Dreyer.Graduada em Direito há 14 anos, pelo UNICEUB, advogada, especialista em Direito Processual Civil pela PUC-SP, especialista em Direito Público e estudante regular do Programa de Doutorado. Professora de Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito do Consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente e do Estatuto do Idoso, com experiência em cursos de graduação, pós-graduação, Academia de Polícia Militar, e preparatórios para concursos públicos e exames de Ordem.

 

 


Gustavo Scatolino – Direito Administrativo – Procurador da Fazenda Nacional

Gustavo ScatolinoAtualmente é Procurador da Fazenda Nacional. Bacharel em Direito e Pós-graduado em Direito Administrativo e Processo Administrativo. Ex-Assessor de Ministro do STJ. Aprovado em vários concursos públicos, dentre eles, Analista Judiciário do STJ, exercendo essa função durante 5 anos, e Procurador do Estado do Espírito Santo.

 

 

 


Alice Rocha – Direitos Humanos e Direito Internacional  – Advogada

Alice RochaDoutora em Direito Internacional Econômico pela Université dAix-Marseille III. Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (2005), graduação em Ciências Políticas pela Universidade de Brasília (2004), graduação em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (2004) e mestrado em Direito das Relações Internacionais pelo Centro Universitário de Brasília (2006). Atualmente é professora no Centro Universitário de Brasília – UniCEUB e na Faculdade Processus. Tem experiência na área de Direito, Relações Internacionais e Ciência Politica, com ênfase em Direito Internacional Econômico e Direitos Humanos.

 

 


Bruno Cogan – Direito e Processo Penal – Delegado de Polícia Civil/SP 

Bruno CoganPossui graduação em direito pela Universidade de São Paulo (2010). Mestre em Direito Processual Penal pela Ponifícia Universidade de São Paulo (2013). Doutorando em Processo Penal pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2014) e Delegado de Polícia Civil/SP.

 

 

 


Thaís Marafanti – Direitos Humanos – Delegada de Polícia Civil/SP

Thaís MarafantiPossui graduação em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2005). Atualmente sou Delegada de Polícia do Estado de São Paulo. Tenho experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal e Processo Penal. Tenho pós graduação em Direito Público pela Faculdade de Direito Damásio de Jesus (2006). Atuei como advogada 2005 até 2011. Atuei como analista de promotoria – assistente jurídica do Ministério Público de São Paulo (2011/2012).

 

 

 


Marcelo Zago – Direito e Processo Penal – Delegado de Polícia Civil/DF

Delegado de Polícia Civil do Distrito Federal, é aluno regular do doutorado em Direito Penal pela Universidade de Buenos Aires (UBA) e pós-graduado em Ciências Policiais – gestão de investigação criminal – pela Escola Superior de Polícia da Academia Nacional de Polícia Federal. Possui graduação em Direito pelo Instituto de Educação Superior da Paraíba (2008) e pós-graduação “latu sensu” em Ciências Criminais pela Universidade Gama Filho (2009), Criminologia, Política Criminal e Segurança Pública (2014), além de pós-graduação “latu sensu” em Gestão de Polícia Civil pela Universidade Católica de Brasília (2010). Professor universitário e professor de cursos preparatórios para concursos, tem experiência na área do Direito, com ênfase em Direito Penal. Professor da Academia de Polícia Civil do Distrito Federal da disciplina investigação policial e Direitos Humanos Aplicado à Função Polícial. Revisor da malha curricular nacional e professor convidado da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP). Palestrante em diversos eventos e autor de obras jurídicas.


Fernando David – Direito e Processo Penal – Delegado de Polícia Civil/SP

Fernando DavidDelegado de Polícia em São Paulo (Aprovado no concurso DP1/2008: 7° lugar). Professor Concursado da Academia de Polícia do Estado de São Paulo “Dr. Coriolano Nogueira Cobra” – ACADEPOL – na cadeira de “Inquérito Policial” e membro do grupo de pesquisa e trabalho de violência doméstica na mesma Casa de Ensino. Professor da Universidade Paulista – UNIP, unidade Tatuapé, nas cadeiras de Direito de Família e Ética Profissional.

 

 

 


Maurício Rocha – Criminologia – Delegado de Polícia Federal

Maurício RochaGraduado em Direito pela UniDF, Pós-graduado pela Fundação Escola Superior do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios – FESMPDFT. Mestrando em Políticas Públicas, Estado e Desenvolvimento, no UNICEUB. Delegado de Polícia Federal e Professor da Academia Nacional de Polícia Federal. Ministra aulas em cursos preparatórios para concursos públicos.

 

 

 


Bruno Eduardo – Administração e Administração Pública – Servidor do Superior Tribunal Militar

Bruno EduardoBacharel em Administração pela UNB e especialização em Gerência de Projetos pela POSEAD. Administrador registrado no CFA/CRA-DF. Servidor Público Federal de cargo efetivo no Superior Tribunal Militar, desde 2005, e exerce, a função de gestor do serviço médico. Professor efetivo em empresa de capacitação de servidores públicos federais, estaduais, distritais e municipais. Professor em preparatórios de concursos públicos no Distrito Federal, desde 2005. Professor colaborador na ENAP – Escola Nacional de Administração Pública, vinculada ao MPOG – Ministério de Planejamento.

 

 


Adriano Costa – Direito e Processo Penal – Delegado de Polícia Civil de Goiás 

Adriano CostaPossui graduação em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub – 2008). Possui três pós-graduações em áreas diversas (Escrivania Policial, Segurança Pública e Ciências Penais com ênfase na docência universitária). Atualmente é Delegado de Polícia de Primeira Classe na Polícia Civil do Estado de Goiás. Já foi titular da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes contra a Administração Pública e, atualmente, exerce a função de Titular da Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (DERFRVA). É membro da Academia Goiana de Direito, professor universitário, professor convidado do SENASP e Força Nacional, professor de pós-graduação, mestrando em Ciência Política na Universidade Federal de Goiás (UFG), palestrante e doutrinador (quatro obras publicadas).

 


Bruno Fontenele – Direito e Processo Penal – Delegado de Polícia Federal

Delegado de Polícia Federal. Chefe do Serviço de Estudo, Legislação e Pareceres da COGER/PF. Professor do Curso Ênfase. Coordenador Científico do Curso Reta Final Delegado de Polícia Federal – Curso Ênfase. Ex-Chefe substituto do Setor de Apoio às Missões no Exterior (SEMEX). Ex-Chefe substituto do Serviço de Estudo, Legislação e Parecer – SELP/COGER/DPF. Ex-analista do Supremo Tribunal Federal lotado no Gabinete do Ministro Joaquim Barbosa. Ex-chefe substituto da Seção de Agravo de Instrumento da 2ª Turma. Nomeado em 2004 para o cargo de Auditor Fiscal do Trabalho. Aprovado, dentro do número de vagas, para os cargos de Analista do MPOG e analista do TST. Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (2002) e graduação em Odontologia pela Universidade de Brasília (1998). Autor de 129 artigos publicados. Autor do livro “Manual do Delegado de Polícia Federal”.Editora JusPodium. Ano 2015. Autor do livro “Manual Pratico de Polícia Judiciária”. Editora JusPodium. Ano 2012. Autor de três capítulos no Livro “Estudos Dirigidos – Polícia Federal – Delegado, Escrivão e Agente – Questões comentadas”. Editora JusPodium. Ano 2012. Autor do livro Suprema Corte dos Estados Unidos. Temas polêmicos. Editora Baraúna, 1ª Ed.,2013. Autor do livro “Manual Pratico de Polícia Judiciária”. Editora JusPodium, 2ª Ed., 2013. Autor de 04 capítulos no Livro “Polícia Federal – Questões comentadas”, Editora Saraiva, 2014.


Jaqueline Valadares – Direito e Processo Penal – Delegada de Polícia Civil de São Paulo

Jacqueline Valadares


Aragonê Fernandes – Direito Constitucional – Juiz de Direito do TJDFT

Aragonê FernandesJuiz de Direito do TJDF; ex-Promotor de Justiça do MPDF; ex-Assessor de Ministros do STJ; ex-Analista do STF; aprovado em vários concursos públicos. Professor de Direito Constitucional em variados cursos preparatórios para concursos.

 

 

 


Nilton Coutinho – Direito Administrativo e Ambiental – Procurador do Estado 

Doutor em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestre em Direito pelo CESUMAR/PR. Especialista em planejamento e gestão municipal pela FCT/UNESP. Procurador do Estado de São Paulo, com atuação perante os Tribunais Superiores em Brasília. Professor junto ao programa de Mestrado em Direito da Universidade Católica de Brasília. Palestrante nas áreas de direito público e direitos humanos, com diversos livros e artigos publicados.


Marilda Silveira – Direito Eleitoral – Advogada

Doutora em Direito Administrativo pela UFMG. Coordenadora Acadêmica do Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP e professora dos cursos de Pós-Graduação em Direito Administrativo e Eleitoral do IDP e da ATAME, em Brasília. Vice-Presidente doInstituto Brasiliense de Direito Eleitoral e membro das Comissões de Direito Administrativo e Eleitoral da OAB-DF (2013). Foi assessora jurídica de Ministros e da Presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), professora de Direito Administrativo das Faculdades Milton Campos, da Pós-Graduação da Fundação João Pinheiro, da Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais e de Direito Eleitoral da Rede Luiz Flávio Gomes (LFG). Sócia na Silveira & Unes Advogados, escritório especializado em Direito Público e Eleitoral, em Brasília.