Palavras de Motivação para um Futuro Delta

Aos que possuem como meta a aprovação no certame para Delegado apresento minha jornada pessoal e profissional. Apenas um sobrevoo! E assim procedo com o objetivo de demonstrar a muitos que vivenciam situações parecidas como é possível superar os seus desafios pessoais.

Aos 20 anos, lecionava em residências, oferecendo reforço escolar a todas as idades. Era a maneira que tinha para, ainda universitário, sustentar minha filha, então recém-nascida. Recordo-me de um dia em que minha mãe esteve em minha residência e se deparou com uma imagem que ainda hoje relembra em ocasiões familiares: em um braço, minha filha; em outro, um livro.

Todos dias, a caminho do trabalho, seja pela janela do carro, seja pela do ônibus, observava o Posto da PRF, em razão de um desejo de ingressar em uma carreira policial.

Em 2002, minha primeira oportunidade. Não havia me preparado, nem nos estudos, nem fisicamente. Mas, para minha surpresa, fui convocado para o teste físico da PRF. Apenas alguns dias entre
a convocação e a prova. Não deu… Foi uma barra, literalmente! Rs. Não tive forças para fazer a terceira barra, número mínimo exigido pelo edital. Sair mais cedo do ginásio e ser questionado por familiares sobre o resultado… Não havia palavras de consolo.

Aguardei dois anos para novo concurso. E ele veio. Fui aprovado novamente na prova de conhecimento e “tirei de letra” o teste físico. Nas idas e voltas ao trabalho, já me imaginava como Policial Rodoviário Federal! No dia da convocação, uma notícia sem cores. Não encontrei meu nome na lista. Reprovado no exame psicotécnico, por “timidez exacerbada”. Pensei em recorrer, com uma aula estilo “Stand up”, mas seria “em vão”.

Meses após, edital para Papiloscopista da Polícia Federal. Química, física, biologia e arquivologia… Definitivamente, um conteúdo desafiador. Sem opções, não há escolha. E fui aos estudos. Aprovado na última vaga!!! Por certo, vibrei mais que o primeiro lugar.

Rumo à Academia Nacional de Polícia.

Durante o curso da Academia Nacional de Polícia, novo edital: concurso para Delegado de Polícia Federal!!! Após minutos de lamento, com receio quanto ao curto tempo para revisão da matéria, retomei os estudos. E foi entre amigos, numa aula da Academia de Papiloscopista, que recebi a notícia de aprovação para Delegado Federal.

Na docência, aos 20 anos, como disse, era professor de reforço escolar. Oferecia minhas aulas no Caderno de Anúncios do Jornal. Hoje, tenho mestrado e estou cursando Doutorado em Direito Policial na Universidade do Porto, em Portugal. Todos possuem sua história. Eis apenas um pouco da minha. Atualmente, integro a equipe de docentes em um projeto do Gran Cursos Online, em parceria com a Associação Nacional de Delegados de Polícia Federal, com vistas a contribuir para a realização do seu sonho, em se tornar um(a) Delegado(a) de Polícia.

No vídeo abaixo, detalhei a minha trajetória e separei dicas que ajudarão você a ingressar no sonhado cargo de Delegado de Polícia. Ah, não deixe de clicar AQUI para baixo o nosso Guia Prático para Futuros Deltas.


O Gran Cursos Online, em parceria inédita com a Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal e sua Escola Nacional dos Delegados de Polícia Federal (EADelta), elaborou e têm a grata satisfação em informar à comunidade jurídica adepta a concurso público, mormente para a carreira de Delegado de Polícia, que estão abertas as matrículas para os cursos preparatórios para Delegado de Policia Federal e Delegado de Policia Civil dos Estados e DF, com corpo docente formado em sua maioria por Delegados de Polícia Federal e Civil, mestres e doutores em Direito, com obras publicadas no meio editorial, além do material didático. Não perca a oportunidade de se preparar com quem mais aprova em cursos há 27 anos. Matricule-se agora mesmo!

Matricule-se!

Mais de Coordenação Vou Ser Delta

Prova PC ES Delegado: confira os comentários! Recursos até 17/07!

Atenção, concurseiros(as) que participaram do certame da Polícia Civil do Espírito Santo...
Leia mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *