A importância do emagrecimento

O candidato aos testes físicos que está acima do peso deve ter uma preocupação maior e ter em mente que o processo de emagrecimento é tão importante quanto a obtenção dos índices do TAF.

Uma das principais razões de o candidato não alcançar os índices nos testes físicos é o excesso de peso. Em qualquer teste físico, como corrida de 12 minutos, corrida de 100 metros, abdominal, flexão no solo, teste de agilidade, flexão na barra, entre outros, esse excesso de peso é prejudicial ao desempenho do candidato.

Dessa forma, entendemos que o emagrecimento sustentável (redução da gordura corporal) vai facilitar a melhora do condicionamento físico para a realização dos testes físicos, além de proporcionar uma maior qualidade de vida e saúde para o candidato.

Eu, particularmente, estudo a relação entre obesidade e exercícios físicos há mais de 20 anos, com cursos de mestrado e doutorado nessa linha de pesquisa. Dessa forma, listei, de forma simples, direta e objetiva, 12 passos que você deve seguir para um emagrecimento eficiente e sustentável.

1) Não fazer exercícios demasiadamente longos. Muitas vezes, treinos de longa duração acabam desmotivando o aluno, que hoje não tem muito tempo disponível. Existem diversas formas de treinos curtos e mais eficientes para a redução da gordura, como os previstos em nossos planos para os TAF.

2) Incluir exercícios com peso no treino. A preservação da massa muscular é importantíssima para ajudar a manter o metabolismo elevado. Nossos planos também já contemplam exercícios com peso.

3) Não fazer dietas milagrosas. Dietas de baixíssimas calorias fazem você perder massa muscular. O segredo é se alimentar corretamente através de uma reeducação alimentar.

4) Não querer os resultados rapidamente. O que você acumulou de gordura demorou muito tempo e agora a perda deve ser com paciência.

5) Ter regularidade em fazer o treinamento. Estudos mostram que a maioria das pessoas ganha o peso novamente após a interrupção dos treinos.

6) Ter uma motivação diária. Sabe-se que pessoas motivadas permanecem mais aderidas ao programa.

7) Não se entupir de medicamentos, termogênicos que prometem resultados milagrosos em poucos dias. Esses famosos “fat burners são na verdade “money burners”: gasto de dinheiro à toa.

8) Não dar mais prioridade à alimentação do que ao exercício. Está mais do que provado que ambos caminham lado a lado no processo de emagrecimento.

9) Não focar apenas na balança. A redução do peso corporal não mostra a realidade. Deve ser feito um acompanhamento da composição corporal para verificação do percentual de gordura e massa muscular.

10) Fazer um exame de sangue para verificar as taxas hormonais. Às vezes, você não consegue emagrecer por algum problema hormonal, como hipotireoidismo.

11) Adotar um estilo de vida ativo. Suba mais as escadas, evite elevador e escada rolante, passeie com seu animal de estimação, movimente-se, gaste calorias.

12) Não enfiar o pé na jaca nos finais de semana alegando que, por já fazer exercícios, tudo está liberado.

Portanto, treine com antecedência para a melhora da sua capacidade física e se preocupe também com o peso corporal adequado, tudo para que você consiga o melhor desempenho no TAF.


Professor Dr. César Marra – CREF 1542/G – DF
Especialista em Fisiologia do Exercício
Mestre em Educação Física
Doutor em Saúde Pública


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